Notícias

22/07/2013 17:56
        Em março deste ano, o currículo do 3º ano do técnico em Florestas do Centro Estadual de Educação Profissional Visconde de São Leopoldo aumentou. A instituição passou a oferecer o Curso de Agentes Ambientais Guias de Trilhas, com três meses de duração. 
    A iniciativa é resultado de uma parceria com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPNs) Morro Sapucaia, da advogada e ambientalista Sna Maria Juliano, em Sapucaia do Sul.
        Veja reportagem completa https://www.agptea.org.br/imagem/pdf/LT34.pdf
 
18/05/2013 19:40

    A Vispada e a Feira de Produtos da Escola foram apostas que deram certo, graças ao esforço e trabalho dos alunos, professores, funcionários e a divulgação e participação da comunidade escolar nosso dia foi um sucesso. 

    A proposta da Feira de Produtos foi de divulgar mais nossa atividades de produtos que nossos alunos produzem durante as aulas práticas. As expectativas de venda dos produtos foram superadas.

A Direção do Centro agradece a participação, colaboração e empenho de todos os envolvidos. 

23/04/2013 18:56

Os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Florestas, participantes do Curso de Agentes Ambientais Guias de Trilhas tiveram uma saída de campo para as nascentes do Rio dos Sinos em Caraá. A viagem foi proporcionada pelo Projeto Água para a Vida da UPAN em parceria com o Fórum Regional da sub-bacia do Arroio Sapucaia que tem o patrocínio da Petrobrás. Acompanharam a viagem os professores Renan Felipe Orlandini, Taís Lacerda e Rafael Altenhof. O Ms Biólogo Rafael Altehnofen foi o instrutor da trilha. Rafael atuou na coordenação da UPAN, é mestre em manejo da vida silvestre e tem grande conhecimento sobre a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.

Chamou atenção dos participantes o local montanhoso e pedregoso, onde predominam as Araucárias e o ar puro, diferente do ambiente urbano. Na localidade de Fraga, onde ocorreu uma parada, a percepção do rio dos Sinos com águas cristalinas e uma vegetação exuberante, indicavam a preservação da área.

No início da trilha foi observada a diversidade de espécies nativas  e espécies em topo de morro, onde  foram avistados  alguns animais silvestres, entre eles diferentes tipos de aranhas, lagartos e um  quati que raramente é observado pelos praticantes de trilhas. A vegetação apresentava espécies lindas como bromélias, e árvores nativas e a palmeira Jussara produtora de palmito rara de ser encontrada. Pode ser observado o microclima da região que tornava a temperatura muito agradável. Foram muitos os obstáculos, pois o local era muito úmido, com pedras escorregadias, árvores caídas, pequenos cursos d’água e solo úmido e escorregadio.

À chegada a primeira cachoeira de 28 metros foi muito apreciada, pois a água era cristalina e muito fria. Alguns banhos foram inevitáveis. Na continuação da trilha o percurso apresentava muita inclinação e uns ofereciam apoio aos outros para vencer o desafio, que logo foi esquecido ao deslumbrar a segunda cachoeira com 126 metros de altura. Os participantes tiveram uma experiência única, que segundo eles jamais será esquecida. Como salientou  a Talita: “ Neste ponto o inacreditável ficou visível aos nossos olhos, o rio de nossa cidade que sempre gera tristeza por seu estado, ali diante de todos, puro para consumo direto”.

Os alunos participantes do Curso de Agentes Ambientais Guias de trilhas apresentaram suas atividades durante a reunião do Fórum da Sub-bacia do arroio Sapucaia em Canos, na REFAP, no dia 07 de maio de 2013, juntamente com a coordenadora do projeto Água para a Vida, Maria Francisca Dutra. O coordenador do Fórum, Sr. Paulo Azevedo ressaltou a importância dos relatos durante a reunião mensal como uma troca de experiências e também convidou os alunos a participarem das reuniões mensalmente.

FONTE (adaptado): UPAN

Itens: 25 - 27 de 42
<< 7 | 8 | 9 | 10 | 11 >>

MISSÃO

Contribuir para a formação social e profissional de um cidadão consciente de seu papel transformador, atuando no setor primário da economia e buscando uma sociedade mais justa com desenvolvimento sustentável.


VISÃO 

Ser referência nacional, respeitado pela comunidade escolar por sua qualidade de ensino.


VALORES

· ética e transformação social;
· formação de profissionais capazes e competentes;
· respeito individual e coletivo no meio social;
· desenvolvimento social.