Notícias

11/11/2014 10:01
        Durante os dias 5, 6 e 7 de novembro deste ano as alunas Talita de Brida Aguiar e Isadora Santos Fontoura, juntamente com a orientadora Ms Joana Cicconeto e o coorientador Renan Felipe Orlandini, participaram da 7 Muestra Cientifica Latinoamericana, em Trujillo, Peru.
    A participação das alunas, premiadas em 2013 na MOSTRATEC, foi com o trabalho entitulado "Jardim sustentável de ervas alimentícias não convencionais".
       O trabalho identifica ervas que fazem parte da biodiversidade local, mas que são conhecidas popularmente como daninhas ou inços. Na verdade, essas plantas espontâneas tem um alto valor nutritivo e por isso podem servir como alimento. Para que possam ser consumidas com toda segurança, o projeto elaborou uma forma de cultivo adaptada a pequenos espaços, o que faz parte a realidade da vida urbana. O projeto também contou a a participação voluntária e consentida de alunos da escola para a experimentação de receitas com a utilização destas ervas, demonstrando que após conhecerem, reconhecerem e testarem o sabor as pessoas aceitam em seus cardápios.
        Estas ervas tem um potencial nutritivo, teores de vitaminas, proteínas e sais minerais que é muitas vezes superior ao das hortaliças convencionais. Isso não significa que deve-se retirar a salada convencional dos cardápios, mas que plantas como o mastruço, a capuchinha, o dente de leão podem ser adicionados ao cardápio, uma vez por semana, por exemplo, como destaca a professora orientadora Joana.
        O que propomos é a partir da leitura da biodiversidade local e dos benefícios que algumas plantas podem nos fornecer compreendemos que se é bom, não há contraindicação, então elas devem beneficiar os nossos alunos. No inverno, quando o mastruço cresce espontaneamente nas lavouras da escola, coletamos e oferecemos no almoço, junto com a alface. Destacando que em nossas lavouras não são utilizados agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos, além de todo o cuidado com a higienização da planta.
 
        Na Mostra em Trujillo, o projeto destacou-se em terceiro lugar no eixo científico, recebendo a medalha de bronze. Além disso, recebeu uma credencial para participação e outra feira Internacional, na cidade de Yucatan, México, em 2015.
 
31/10/2014 22:50

Projeto entitulado "Espiral de ervas alimentícias não convencionais" os alunos Vinicius Chaussard Venturini, Juliana Jaboinski Lima e Stefane Silva da Silva,

juntamente com a orientadora Ms Joana Cicconeto e o coorientador Renan Felipe Orlandini, participaram da 29º Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia / MOSTRATEC 2014, em Novo Hamburgo, recebem premiação de 4* Lugar na área de Ciências Animais e de Plantas e ganham credenciamento para participar do Campamento Científico Argentina na cidade de Entre Rios na Argentina em setembro de 2015. Parabéns aos alunos e professores do Centro pela conquista.

12/09/2014 18:31

Mobilização de pais, funcionários, alunos e professores, interromperam no final da atarde de hoje, a avenida em frente ao CEEPRO, pedindo ajuda a comunidade e aos órgãos competentes por mais segurança no transito. Nesta semana uma de nossas alunas sofreu um acidente no final do dia, mas passa bem. Esperamos que não seja necessário ocorrer outras situações para que providencias sejam tomadas. A escola a tempo vem tentando junto aos órgãos responsáveis soluções e nenhuma medida foi tomada.

Agradeçemos a todos pela mobilização, organização e respeito.

Confira mais fotos em: 

www.facebook.com/539981492694940/photos/pcb.958924327467319/958924267467325/?type=1&theater

 

Itens: 16 - 18 de 42
<< 4 | 5 | 6 | 7 | 8 >>

MISSÃO

Contribuir para a formação social e profissional de um cidadão consciente de seu papel transformador, atuando no setor primário da economia e buscando uma sociedade mais justa com desenvolvimento sustentável.


VISÃO 

Ser referência nacional, respeitado pela comunidade escolar por sua qualidade de ensino.


VALORES

· ética e transformação social;
· formação de profissionais capazes e competentes;
· respeito individual e coletivo no meio social;
· desenvolvimento social.